Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
23ª Semana Jurídica celebra 25 anos do curso de Direito em Cáceres
JUBILEU DE PRATA
23ª Semana Jurídica celebra 25 anos do curso de Direito em Cáceres
29/11/2019 17:19:46
por Hemilia Maia
Foto por: Moisés Bandeira
Minicurso Tribunal do Júri com o professor Marcelo Horn
Minicurso Tribunal do Júri com o professor Marcelo Horn

A 23ª Semana Jurídica (Semajur) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta sexta-feira (29) com as comemorações dos 25 anos do curso de Direito do Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres. Professores e egressos da primeira turma de Direito serão homenageados com títulos honoríficos a partir das 19 horas, no Auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária. A cerimônia será aberta a toda a comunidade.

Com 105 submissões de trabalho, dos quais 90 foram aprovados, e 320 inscrições de participação, o evento do curso de Direito é coordenado pelo acadêmico do 8º ciclo, Gabriel Salazar Curty, e pelos professores Jefferson Antonione Rodrigues e Evely Bocardi de Miranda, coordenadora do curso.

Evely Bocardi contou que a submissão de trabalhos foi aberta ao público externo, o que possibilitou a participação não só de acadêmicos da Unemat, mas também de outras Instituições de Ensino Superior e até de alunos do Ensino Médio, que tiveram três trabalhos aprovados. As apresentações foram feitas no pátio do câmpus, “debaixo da Figueira”, contou a professora, que também disse que foram abordados diversos temas dentro do Direito, de Penal a Antropologia a Meio Ambiente.

Os participantes tiveram acesso a nove minicursos; a uma demonstração de balística no Clube de Caça e Tiro de Cáceres; à palestra “Empatia: A experiência de um juiz como trabalhador invisível” do juiz da Vara do Trabalho de Mirassol d’Oeste, Pedro Ivo Tenório de Brito Toledo Arruda; às apresentações das dissertações e teses dos professores do curso; à apresentação dos projetos de pesquisa e extensão em desenvolvimento; e à apresentação de 90 trabalhos no formato pôster.

A aluna do primeiro semestre, Wanessa Pascoal Yasbick Araújo, participou do minicurso “A atuação do profissional na sessão de mediação”. “Foi ótimo. Aprofundamos o conhecimento da prática jurídica em assuntos que não temos tanto tempo para debater em sala”, explicou Wanessa. A acadêmica ainda apontou que a Semajur oportuniza a participação dos alunos na estrutura da Universidade, além da sala de aula, e mostra aos alunos a importância de pesquisar e produzir. “Apresentar o banner para os colegas e a banca, tudo isso nos motiva com relação ao curso”, acrescentou a aluna.

Gabriel Curty lembrou que o evento foi pensado no Artigo 207 da Constituição Federal, que prevê a indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão com a perspectiva de resgatar os últimos 25 anos e de projetar os próximos 25. “A construção da Semana também contou com o envolvimento de técnicos, alunos e professores, multiautores que garantem o crescimento do curso, da instituição e o pessoal de cada um”, disse Gabriel.

Homenageados

Professores da 1ª turma: Armando do Lago Albuquerque Filho; Carlos Alberto Reyes Maldonado (em memória); Cibelia Maria Leite de Menezes, Expedito Figueiredo de Souza (professor do curso até hoje) e Levy Silva Alt (em memória)

Egressos da 1ª turma: Benedita Ivone Adorno; Milena Costa Viegas de Oliveira Silva e Solange Castrilon Leiva

Egressos da 1ª turma que lecionam até hoje no curso de Direito: Danilo Pires Atala e José Renato de Oliveira Silva

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada